HUMANIDADES  

Posted

      Toda e qualquer produção humanda poderia ser considerada “ciência humanra”, pois a matemática e a biologia não é uma ciência extra-humana. Mas preferimos denominar “ciências Humanas” ou simplesmente Humanidades todo conhecimento que tem o homem como objeto de estudo prioritário.
      "A área das Humanidades tem como fio de prumo o relativo conceito de verdade, e suas relações com o conhecimento são sempre formas de exercício da possibilidade. Por isso, validade é a palavra-chave da área das Humanidades, que não postula nenhuma certeza mas se propõe a investigar aspectos dos fatos humanos em todas as variáveis que possam se transformar em matéria do saber.
As Ciências Humanas ou ciências do homem trazem no próprio nome a noção de mobilidade, de relatividade, pois encerram as condições marcadas pela palavra relação. Não se restringem às descrições dos fenômenos empíricos, mas se estendem às análises e, sobretudo, às interpretações dos resultados."
Maria Dalva Silva Pagotto  *
     "Geralmente definida como uma ciência “não exata” e de grande margem subjetiva, as ciências humanas são também muito profundas, complexas e de grande importância na sociedade, afinal sem matemática e engenharia não se pode sobreviver, mas sem arte e sem compreenção do mundo, não se pode viver." **



          * http://www.vunesp.com.br/guia2007/humanidade.html
       ** http://www.vunesp.com.br/guia2007/humanidade.htmlhttp://www.guiadacarreira.com.br/artigos/guia-das-profissoes/ciencias-humanas/